Se quisermos
que a escola cumpra com o seu papel no mundo contemporâneo e seja o “cerne” da
atual sociedade do século XXI, temos que reinventá – la. Para isto, em primeiro lugar é necessário valorizar o
docente e repensar os modos dos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar
desde a estrutura física até a curricular; segundo valorizar os conhecimentos e
culturas trazidas pelos jovens; terceiro, acreditamos na necessidade urgente da
construção de outro modelo pedagógico.
Hoje temos
educadores que ainda acreditam que a escola irá transformar o mundo e isto não
é verdade, nela os nossos jovens devem entender que é um ambiente de trabalho e
de acesso a aprendizagem das regras que regem uma sociedade. Mas, é fundamental
que o conhecimento e o diálogo social possam existir para que os nossos jovens
encontrem sentido da sua presença neste ambiente. Necessitamos de uma
pedagogia interativa que possibilite
autonomia para aprender e para pensar., além de termos que conhecer bem e valorizar nossa herança histórica afim de
possibilitar uma reflexão educativa sobre o passado e buscar ações em termos de
políticas públicas essenciais e próprias a nossa contemporaneidade.
A tecnologia
é uma ferramenta que pode e deve ser útil ao processo educativo tecnológico de
maneira que fomente sem modismo o acesso a novos conhecimentos e em
consequência uma melhor qualificação tanto ao docente como aos nossos jovens.
Portanto
entendemos que a escola de hoje a do século XIX, não atende mais as
necessidades contemporâneas. É necessário implementação e urgência nas mudanças
acima mencionadas e isto é possível partindo da mudança da mentalidade de
grande parte dos docentes atuais.Visite o link e veja o retrato da situação da educação do nosso pais.
http://portal.inep.gov.br/web/saeb/ana/resultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário