sábado, 21 de maio de 2016
A Plataforma Educacional Brasileira...
A nova plataforma para a Educação poderá ter:
1) Base curricular unificada, com foco no "aprender a aprender";
2) Avaliação sistemática das escolas, baseada em metas definidas;
3) Qualificação permanente dos professores;
4) Bonificação por mérito para escolas e professores.
Dentro do novo contexto da plataforma para a educação. O atual governo vislumbra a implementação e sucesso das situações acima elencadas. Mais como enfrentar a politicagem e o corporativismo sindical?
O nosso atual modelo de educação( escola do século XIX)conspira contra o pobre e o filho do pobre que estuda.Sabemos que "escolares",crianças, e adolescentes são desorganizados em termos de cobrar ao sistema melhorias adequadas.No entanto, o despertar para conhecer o processo educacional em suas nuances já se espalha pelo nosso país.
Como docente sei o significado do processo e acredito que melhorias possam surgir neste nosso cenário de mundo. Serão a longo prazo e de muitas lutas. É preciso investimento e incentivo na formação continuada dos docentes,melhoria da infraestrutura escolar, uma nova pedagogia não linear, efetiva participação dos pais no processo, etc.
Base curricular unificada:
Em um pais com inúmeras diferenças culturais e regionais talvez seja desproporcional para nossa realidade, no mais uma base unificada reduzida a percentuais mínimos. O "aprender a aprender", já é habilidade necessária com base na sensação,percepção,simbolização e de conceituação desde a infância.
Avaliação sistemática das escolas, baseada em metas pré - definidas:
Como avaliar uma escola com modelo do século XIX, no XXI ?
Primeiro é urgente melhorar a infraestrutura escolar como um todo( equipamentos adequados a faixa etária,salas refrigeradas para as regiões do pais que se faça necessário,notebooks para alunos e professores,quadros adequados para exposição de aulas- hoje o giz e/ou pincel,etc).Segundo, traçar uma nova linha pedagógica não linear e realmente implementá - la( sem falar, nas salas de aulas superlotadas e carga horária estressante).Terceiro, oportunizar a formação continuada dos profissionais que ali trabalham( hoje, para se liberar um docente para estudos continuados é uma verdadeira batalha).E o quarto item, sem sombra de dúvidas, é o pagamento de salários dignos para o docente que realmente estejam compromissado com o processo de ensino e aprendizagem. Acredito que desta maneira dar para se pensar em como avaliar a partir de uma realidade realmente constituída de condições mínimas de trabalho docente escolar.
Qualificação permanente dos professores:
Estados e municípios devem oportunizar essa qualificação( em suas redes de ensino).Oportunizar é possibilitar a saída do profissional da sala de aula para os estudos( mestrado,doutorado) e financiar por completo este momento crucial para a melhoria do seu trabalho docente e para a construção de novos saberes.
Bonificação por mérito para escolas e professores:
Que tipo de bonificação?
Não conheço nenhum pais, estado ou município que melhorou a sua educação de maneira significativa com "bonificações".Todas as nações que melhoraram, foi a custa de investimentos a longo prazo e reconhecimento profissional...Bonificações serve como moeda de troca e o processo educacional não cabe esta nuance.
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