Dentro de uma democracia se discute todos os assuntos e a escola só é escola quando a crítica e a liberdade de expressão estão presentes,caso contrário é censura. Uma escola na democracia também é herança cultural e simbólica - os costumes,informações e conhecimentos são oferecidos a comunidade de maneira plural.Ela deve caminhar junto à família a qual precisa discutir também a moral e a ética juntos aos seus filhos e vem dai a visão de leitura do mundo por parte deles.
A pluralidade de idéias na formação do cidadão é de fundamental importância e lógico, respeitando as singularidades.
Entendemos que profissionais educadores éticos nunca fazem uso de obras, salas de aula e outros materiais didáticos para adesão dos estudantes a determinadas correntes políticas e ideológicas e sim um ensino que seja compatível também com os valores que seus familiares (apesar de distante do meio escolar) devem lhes ensinar para à vida.
Censura a liberdade de expressão é prática ilícita, violadora da liberdade de direitos e lógico de exposição do pensamento e da prática cidadã.A escola existe para ensinar, mediar conhecimentos e também educar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário