sábado, 17 de outubro de 2015

Educação x realidade

 Resultado de imagem para CARICATURA DE UM PROFESSOR DO BRASIL

 A realidade da educação pública em nosso pais é decadente, utópica, preocupante, vergonhosa ,etc; pois o Estado não dá importância para a Educação e nem a Sociedade, que se exime de pressionar as autoridades. Escolas que pararam no tempo,salas superlotadas, infraestrutura precária, políticas públicas distantes da realidade das necessidades escolares, pais ausentes da vida escolar dos seus filhos, gestores que muitas das vezes são meras figuras decorativas, a corrupção que permeia a qualidade do processo educativo  e sem falar na violência que hora é verbal hora física contra os docentes. Logo, não adianta meias palavras, discursos, retóricas por parte de muitos dos políticos que sabem que um pais é o desenho da sua educação.

Se quisermos que a escola cumpra com o seu papel no mundo contemporâneo e seja o “cerne” da atual sociedade do século XXI, temos que reinventá – la. Para isto, em primeiro lugar é necessário valorizar o docente, repensar os modos dos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar desde a estrutura física até a curricular; segundo valorizar os conhecimentos e culturas trazidas pelos jovens; terceiro, acreditamos na necessidade urgente da construção de outro modelo pedagógico.

Existem três fatores importantes que contribuíram para se alcançar uma educação de qualidade: primeiro um governo comprometido, segundo um plano de estudos bem pensado e um forte investimento nos professores.Caso contrário seremos sempre uma utopia, um filme igual ao que estamos assistindo.


O link abaixo só confirma esta realidade vergonhosa da educação pública brasileira.


http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-profissao-persistencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário