domingo, 25 de outubro de 2015

Leitura x leitores( Brasil)


É fundamental refletir sobre os modos de leitura e escrita de jovens nos ambientes digitais e virtuais, uma vez que o seu surgimento reposicionou a leitura e a produção escrita em um lugar privilegiado, sobretudo entre crianças e adolescentes em idade escolar que têm acesso às tecnologias inovadoras em suas casas ou freqüentam as propaladas Lan houses. É reconhecido que, em contexto brasileiro, tal prática se estende a apenas uma pequena parcela da população letrada. 

Apesar das novas tecnologias já serem realidade no mercado literário mundial, elas ainda não são tão procuradas por brasileiros. É o que comprova a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" (AMORIM, 2008), realizada pelo Instituto Pró-Livro. Segundo o estudo, dos 95,6 milhões de leitores do País, apenas 1% recorre aos livros digitais, conhecidos como e-books ou e-readers. Há ainda uma pequena parcela - 1% dessa população - que se dedica aos áudio-livros. 

A internet atrai um número maior de brasileiros que estão em busca de leitura: 8,6 milhões de pessoas, que representa 9% da população leitora. Mesmo com a oportunidade de ler no celular e levar o livro a qualquer lugar, a maioria dos leitores prefere o computador. Cerca de 85% dos downloads de livros no País são de formatos compatíveis com a leitura no computador. Já o restante representa os diferentes formatos, adaptáveis aos celulares. Talvez, seja possível inferir que o pouco interesse dos brasileiros pelas novas tecnologias pode ser explicado pela deficiência no processo de formação de leitores no nosso contexto. 

Se ainda não conseguimos impulsionar um conceito de frequência à biblioteca, é difícil querer que as tecnologias inovadoras tenham sucesso imediato. Não é possível pular etapas. Primeiro, é preciso que haja familiaridade com a prática da leitura.




Leitores brasileiros - 95,6 milhões
Não leitores - 77,1 milhões

Porcentagem de leitores que usam novas tecnologias:
Livros digitais - 1%
Textos na internet - 9%
Áudio livros - 1%

Tempo médio gasto com leitura:
Livros digitais - 1h30
Textos na internet - 2h10
Áudio livros - 2h20

Donwloads no site Domínio Público - 22 milhões,
sendo:
Textos - 15 milhões
 Imagens – 3 milhões
Sons – 2 milhões
Vídeos - 2 milhões

Fonte: Amorim (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário