domingo, 5 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente





Desafios ambientais em nosso pais:

Taxa anual do desmatamento da amazônia em 2014 é de  5.891 km²

O Brasil ocupa a primeira posição no ranking mundial de desmatamento de florestas tropicais( 90% de maneira ilegal), segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A falta de fiscalização e a impunidade fazem esse índice aumentar.


Emissão de dióxido de carbono no Brasil em 2012, segundo o Min.Meio Ambiente - 1,2 bilhões de toneladas

Hoje, o Brasil está em sexto lugar no ranking de países emissores de gases poluentes.Em 2005,a emissão de CO2 chegou a 2 bilhões de toneladas. No último encontro da cúpula sobre desenvolvimento, ocorrido na ONU, a presidente afastada disse que o país vai diminuir a emissão de gases poluentes em 43% até 2013.Sendo que o ano referência é 2005.


0 115º , é a posição do Brasil no ranking de países que que melhor preservam as florestas

Um estudo feito pelas Universidades americanas de Yale e Columbia em 2014 ressalta a dificuldade de fiscalização do governo brasileiro contra o desmatamento ilegal.

38 milhões de animais retirados do habitat natural no Brasil para serem comercializados ilegamente

Segundo a rede nacional de combate ao tráfico de animais silvestres, esse tipo de ilícito movimenta em torno de USS 2 Bilhões por ano no Brasil.Devido a biodiversidade e a frágil fiscalização o nosso país é alvo de criminosos. Esse tipo de comércio movimenta cerca de USS 20 Bilhões anualmente no mundo.

Extração de madeira de maneira ilegal representa cerca de 90%  no mundo 

A extração ilegal de madeira movimenta cerca de USS 100 bilhões ao ano.A ONU calcula que em alguns países a extração e venda representa cerca de 90% do total comercializado.






São esses e outros desafios que nosso país precisar enfrentar e resolver com leis mais rígidas, educação e consciência ambiental.  

  
http://pre.univesp.br/extracao-ilegal-de-madeira#.V1ROgpErLIU


http://www.terracap.df.gov.br/


https://nacoesunidas.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário