sábado, 31 de outubro de 2015

Novembro Azul x Prevenção Câncer de Próstata



















O movimento internacional conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo e teve início em 2003, o "Movember", movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês)na Austrália, após um grupo de homens ter se inspirado no movimento de saúde da mulher e tentou “mudar a cara da saúde dos homens” por incentivar homens a intervir em sua saúde e falar sobre a questão( câncer de próstata e depressão entre os homens).

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos . Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Nos últimos anos tem se observado um aumento nos casos da doença, fato atribuído ao avanço dos métodos de diagnóstico, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento da expectativa de vida da população. O que significa que os casos são detectados precocemente, aumentando as chances de cura. O INCA ( Instituto Nacional do Câncer)alerta para alguns fatores de risco sobre esse tipo de câncer, a incidência de casos e o percentual de mortalidade aumentam quando o paciente possui mais de 50 anos. Como outros tipos de câncer, o de próstata tem profunda relação com a genética familiar, ou seja, homens cujo pai, ou irmãos, já tiveram a doença têm chances maiores de desenvolver o tumor. Os hábitos alimentares e o estilo de vida da pessoa também são fatores importantes a serem observados.

Hiperplasia Prostática  
Homens com aumento de próstata já tem a sua disposição uma nova opção de tratamento, mais rápida e menos dolorosa: a vaporização do órgão, feita a laser. Com esta técnica o sangramento é menor, e o paciente é liberado do hospital no dia seguinte. O objetivo é tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), doença que causa um aumento na glândula ( com a idade).

Os sintomas incluem dificuldade para urinar, redução da pressão do jato de urina e a e sensação de que a bexiga nunca está vazia.“Alguns devem ser tratados com medicamentos outros, precisam de cirurgia”.O principal método, a ressecção transuretral, consiste em retirar o excesso da próstata com um bisturi elétrico, que retira pequenos fragmentos da próstata. Na cirurgia a laser, o excesso da glândula é desintegrado. O tratamento é permitido que pacientes com próstatas de qualquer tamanho e que utilizam remédios anticoagulantes, o que não ocorria nos outros métodos. Os efeitos negativos incluem pequenos sangramento e incontinência urinária.

A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 15 milhões de homens brasileiros têm a doença. No mundo, 80% dos integrantes do sexo masculino com mais de 50 anos já tiveram o problema. Esse índice sobre para 90% entre os maiores de 90 anos

Câncer de Próstata
Esta relacionado ao trato genital masculino e é considerado a terceira causa de morte mais comum entre os homens. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia um em cada seis homens com idade acima de 45 anos deve possuir a doença e não sabe disso. Por isso da necessidade da realização do exame de dosagem do Antígeno Prostático Específico ( PSA). O indivíduo pode sentir dor pélvica e ou suprapúbica, etc. O exame da próstata feito por meio do toque retal quando indicado pelo urologista pode demonstrar uma glândula com sua superfície lisa ou irregular podendo ser dolorosa.

Pode-se verificar de acordo com a literatura científica o caráter bacteriano (Chlamydea trachomatis que não esta esclarecido a sua relação com a infecção)e  para muitos outros pesquisadores o caráter abacteriano (fluído prostático purulento sem infecções).

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário